AMINOÁCIDOS

AMINOÁCIDOS:  Em 1953 os cientistas Stanley L. Miller e Harold C. Urey, da Faculdade de Chicago, decidiram fazer uma experiência desenvolvendo as mesmas condições do planeta Terra no início da criação. Eles criaram um sistema fechado, totalmente sem oxigênio, e aos poucos inseriram gases atmosféricos (hidrogênio, amônia e metano) e vapores de água.

Através de descargas elétricas, a água passou pelo processo de condensação e surgiram diversas moléculas orgânicas também chamadas de aminoácidos. Ficou comprovado que os aminoácidos foram fundamentais para o surgimento da vida na terra, sendo uma grande parte de nossa própria estrutura molecular.

Vamos falar um pouco mais sobre o papel que essas moléculas exercem no nosso organismo, como elas se dividem e quais os benefícios advindos ao nosso corpo quando fazemos uso da suplementação com aminoácidos.

» AMINOÁCIDOS

AminoácidosOs aminoácidos são um grupo de moléculas orgânicas formadas por amino (-NH2) e ácido carboxílico (-COOH) e um grupo R orgânico. Eles desempenham um papel central tanto como blocos de construção de proteínas quanto como intermediários no metabolismo. Os aminoácidos se unem para formar uma estrutura protéica. As proteínas são importantes para reparar músculos, ossos, órgãos, glândulas, cabelos e tecidos.

Os aminoácidos são essenciais ao corpo humano, eles são responsáveis pela produção de cinquenta mil proteínas e mais de quinze mil enzimas. Algumas das enzimas produzidas atuam no fígado e são muito importantes para o correto funcionamento do órgão. Principalmente se você faz uso de anabolizantes.

Vários suplementos são vendidos no mercado, quer como aminoácidos individuais ou uma combinação de alguns deles. Os suplementos mais vendidos são: arginina, triptofano, tirosina, glutamina e lisina, juntamente com BCAA.

Eles também podem ser encontrados de forma natural em alguns alimentos como ovos, frango, carne vermelha, cordeiro, vitela, atum, camarão, soja e salmão. A quantidade de aminoácidos contida nos alimentos, não é grande suficientemente para complementar as nossas necessidades diárias de nutrientes, sendo por isso indicado o uso de suplementação.

Os aminoácidos podem ser classificados de essenciais e não essenciais. Os aminoácidos essenciais são oito no total e não são produzidos pelo corpo humano devendo ser suplementados diariamente.

» AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS

Os aminoácidos essenciais são assim chamados justamente por não serem produzidos pelo nosso organismo, sendo essenciais para a nossa suplementação.

→ Abaixo você poderá conferir quais são eles:

  • Histidina: É necessária para reparação e crescimento de todos os tipos de tecido. Produz a mielina (barreira protetora que envolve os nervos);
  • Lisina: É um dos aminoácidos mais importantes, pois ajuda na absorção do cálcio que serve para crescimento dos osso, aumento de músculos e queima de gordura para uso de energia. Equilibra os níveis de nitrogênio ajudando na produção de massa magra;
  • Fenilalanina: Age diretamente no humor, ajudando a manter a pessoa motivada e focada. Assim como a glutamina também estimula a inteligência. Aumenta os níveis de Epinefrina, norepinefrina e dopamina na pituitária anterior;
  • Metionina: Ajuda na metabolização da gordura, melhora a digestão e possui propriedades antioxidantes;
  • Leucina: Potencializa o hormônio do crescimento GH, ajuda a curar machucados, regula a energia e previne o desgaste do tecido muscular;
  • Isoleucine: Bem parecido com a Leucina, ajuda na formação da hemoglobina e é responsável pela coagulação do sangue que é a principal defesa contra infecção em feridas abertas;
  • Valina: Equilibra o nitrogênio e mantém o balanço da glicose;
  • Treonina: Absorve proteína e mantém os músculos firmes. Este aminoácido não é produzido pelo corpo humano, mas alguns animais o produzem.

» AMINOÁCIDOS NÃO ESSENCIAIS

Os aminoácidos não essenciais são aqueles que podem ser sintetizados pelo nosso corpo. O nome não significa que eles tenham menos importância do que os aminoácidos essenciais, pelo contrário, eles são um grupo tão importante quanto o outro. Os aminoácidos não essenciais são:

  • Alanina: Ajuda o fǵado a metabolizar e eliminar as toxinas. Também reduz o colesterol;
  • Asparagina: Ajuda o sistema nervoso a manter o equilíbrio;
  • Ácido aspártico: Sintetiza outros aminoácidos e ajuda a combater a fadiga e depressão;
  • Cisteína: Desintoxicante e antioxidante. Essencial para peles e unhas;
  • Cistina: Responsável pela criação da glutationa e ajuda a manter a pele jovem;
  • Glutamina: Ajuda na função cerebral, digestão e sistema imunológico;
  • Glutationa: Protege as células do desgaste oxidativo, baixa a pressão arterial e combate alguns tipos de câncer;
  • Glicina: Crucial para a saúde digestiva;
  • Histidina: Ajuda na produção de glóbulos vermelhos e brancos e na manutenção dos tecidos;
  • Prolina: Mantém músculos e articulações flexíveis;
  • Serina: Essencial para o funcionamento do cérebro;
  • Treonina: Ajuda a formar o esmalte dos dentes e a regular os níveis de açúcar;
  • Taurine: Este aminoácido viaja livre na corrente sanguínea ajudando na digestão e em algumas funções do cérebro.
AMINOÁCIDOS
5 (100%) 8 votes

Deixe um comentário