Loja Marombeiro Fiel

CHÁ DETOX

chá detox caseiro começou a ser utilizado há pelo menos 10 anos atrás a partir de uma nova forma de pensamento em que passamos a nos preocupar muito mais com a nossa saúde mental e principalmente física.

Os produtos detox não são apenas para fins de emagrecimento. Eles podem fornecer uma série de benefícios incrível ao nosso organismo. Dentre as opções mais conhecidas temos os chás detox, refrescantes e fáceis de preparar.

Você que pretende mudar seu habito de alimentação e começar a viver uma vida saudável, acompanhe nos tópicos a seguir o que os chás detox podem oferecer para mudar esse hábito alimentar e como ele se torna um aliado na ajuda ao emagrecimento. Confira Já!

CHÁ DETOX

O chá detox tem como objetivo básico realizar uma desintoxicação no organismo, redução de peso e equilibrar a flora intestinal. Os princípios ativos encontrados no chá detox são ervas naturais que possuem imensas propriedades medicinais.

Chá Detox

Os chás desintoxicantes formam uma combinação de ervas que proporcionam uma boa digestão, limpeza do corpo e estimulam a eliminação de resíduos desnecessários ao nosso organismo. As ervas e os ingredientes ao serem utilizados frescos, além de serem mais naturais, mantêm intactas as suas características originais, tanto no sabor quanto no princípio ativo.


  • Onde Encontrar?

Também é possível encontrar o chá desintoxicante para venda em lojas especializas, embalados e numa determinada quantidade, para que dure tempo suficiente para a manutenção de seus princípios ativos.

Muitas vezes preparar o chá detox com ervas naturais é difícil, pois pode se tornar complicado encontrar os produtos fresquinhos para estarem sendo utilizados na preparação do chá.

Caso queira utilizar o produto pronto, existem diversas marcas no mercado para adquirir, cabendo apenas escolher aquilo de acordo com o bolso e para qual objetivo se necessita.


BENEFÍCIOS

Chá DetoxEstudos relatam que o chá detox diminui o risco de acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e na redução da pressão arterial, melhora o humor e desempenho mental. Também estão nessa lista, há relatos que alguns tipos específicos de chás contribuem para o aumento de energia e na manutenção do baixo peso.

Um exemplo de órgão que pode ser bastante afetado pelas toxinas presentes em nosso organismo é o fígado. Esse órgão além de ser muito importante para o nosso corpo, ele que desempenha funções significativas. Dentre essas funções, citamos, por exemplo:

  • A regulação do volume sanguíneo;
  • Armazenamento de vitaminas e sais minerais;
  • Eliminação de bactérias e das células sanguíneas que não serão mais utilizadas pelo corpo.

Os resultados de um fígado sobrecarregado são perigosos, podendo ocorrer cirrose, disfunção cerebral, desequilíbrios hormonais e um aumento no risco de câncer. O chá detox também é uma ótima fonte de antioxidantes. Os antioxidantes podem corrigir os danos celulares causados pelos radicais livres, ou toxinas ambientais, e reduzir o risco de coágulo no sangue.

A quantidade de antioxidantes presentes em cada tipo receita chá detox, não pode ser comparado à quantidade encontrada em uma porção de vegetais, mas seu uso constante tende a elevar a quantidade de antioxidantes no nosso organismo.

ONDE COMPRAR O CHÁ DETOX?

O chá detox, como foi mencionado anteriormente, pode ser encontrado de formas diferentes, o que lhe dá opções de escolha de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa. Inicialmente deve-se escolher a opção que você acredita ser a melhor, de acordo com seu tempo ou produtos que estão mais facilmente disponíveis.

Temos como opção os produtos embalados, preparados e vendidos por alguma empresa do ramo ou comércio que trabalhe com produtos naturais. Na embalagem você pode conferir algumas informações que indicam:

  • Seu tipo;
  • Quantidade;
  • Modo de preparo;
  • Fim para o qual se destina.

Para preparar você deve apenas colocar na xícara ou outro recipiente de sua preferência e adicionar a água quente, deixando apenas o tempo necessário para completar a infusão. Também há opção de comprar em formato em pó ou folhas soltas.

É possível adquirir dessa forma através de lojas especializadas em produtos naturais. O modo de preparo é o mesmo, adicionar água quente e esperar o tempo necessário, normalmente varia entre 05 à 10 minutos.

COMO FAZER O CHÁ DETOX?

É importante que seu chá detox seja o mais natural possível, por isso na hora de escolher as folhas e ervas você deve sempre optar para as que são colhidas diretamente da natureza, para que dessa forma possa preparar um chá bem natural, pois as folhas não passaram por nenhum processo de secagem ou industrialização.

Além de ervas, também é possível utilizar para a preparação do chá detox, folhas e raízes. Veja a seguir como ocorre essa preparação:

  • Separe as folhas, ervas ou raízes que irá utilizar;
  • Lave – as com água corrente;
  • Coloque numa panela separa água para ferver;
  • Quando já estiver no momento de fervura desligue;
  • Derrame a água numa xícara com as ervas;
  • Espere esfriar e já poderá ingerir.

Mas atenção, o consumo deverá ocorrer em no máximo 24 horas, justamente para não correr o risco de perder suas propriedades naturais. Você pode tentar encontrar as folhas em mercados, feiras ou comércios que vendem hortifrutigranjeiros.

Caso não encontre e ainda assim deseja optar pelo método natural, você ainda tem a opção de plantar. Na internet você encontra informações que explicam como criar uma pequena horta em sua casa, ou até mesmo em apartamento, de forma rápida e a um baixo custo.

COMO TOMAR O CHÁ DETOX?

O chá detox pode ser tomado todos os dias. Se você não consegue, por exemplo, realizar a ingestão de 02 litros de água por dia como sugere os médicos e especialistas. O chá poderá entrar como um aliado, pois além dos ingredientes trazerem benefícios ao seu organismo a água do próprio chá detox trabalhará em diversas outras funções que o corpo necessita.

Se você não está acostumado com certos tipos de ervas, o primeiro passo é identificar as que mais lhe agradam, realizando alguns testes, analisando aroma e sabor de cada receita chá detox.


  • Infusão:

Dependendo da erva, deve – se iniciar, preparando a infusão com menos tempo, para que não fique tão forte e você possa ir se acostumando gradativamente e adaptando seu paladar.

Depois de algum tempo, pode-se deixa-lo mais forte e conforme você se adaptar, ajustando seu aparelho digestório e ir analisando os resultados obtidos. Depois do período de adaptação, o recomendado é tomar em torno de 01 litro de chá detox por dia. Essa quantidade será suficiente para que os efeitos comecem a ser percebidos.


TIPOS DE CHÁ DETOX

Existem hoje diversos tipos de chá Detox, onde cada um oferece benefícios diferentes, de acordo com a variação de ingredientes que pode ser usado na sua receita chá Detox.

A seguir listamos alguns tipos de chá detox mais usados pelas pessoas, onde você poderá conferir seus benefícios e ingredientes podendo escolher a receita que mais te agrada e que vai ajudar nesse processo. Confira Agora !


  • Chá de Raiz de Bardana:

Apesar de ser uma erva pouco conhecida seus benefícios para a desintoxicação do organismo são muitos podendo assim nos ajudando em alguns casos como:

  • Fortalecendo o sistema imunológico;
  • Possuem efeito laxativo;
  • Antissépticas;
  • Tem propriedade diuréticas, eliminando assim o ácido úrico;
  • Por ser depurativa, auxilia no processo de purificação do sangue;
  • Tratamento de fígado;
  • Nos casos de hepatites;
  • Cirrose.

Modo de preparar:

  1. Colocar 1 colher de sopa de raiz fatiada em 1 xícara de chá de água fervente.
  2. Deixar ferver por 5 minutos e manter abafado por mais 10 minutos.
  3. Coar e comer a raiz (se você quiser), o chá deve ser bebido três vezes ao dia, entre as principais refeições.

  • Chá de Pimenta Caiena:

Esta é uma excelente receita chá detox que contém fonte de vitamina A e D, auxilia o corpo no processo de metabolizar os alimentos e favorecendo o sistema digestório e ainda contribui com alguns fatores como:

  • Alivia os gases intestinais;
  • Previne e ameniza gripes e resfriados;
  • Possui propriedades antifúngicas;
  • Antibacteriana e antialérgicas.

Estudos estão sendo realizados sobre a forma como a Pimenta Caiena pode estar auxiliando no tratamento da artrite.

Por ser termogênico, onde auxilia na perda de peso, acelerando o metabolismo. Normaliza os níveis de pressão arterial, além de equilibrar no corpo o colesterol LDL e triglicérides. A pimenta Caiena libera substâncias responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.

Modo de preparar:

  • 1/2 colher rasa de café de pimenta caiena;
  • 1 pedacinho de gengibre;
  • 5 cravinhos anis estrelado;
  • Ferva uma xícara de água e acrescente os ingredientes, depois deixe agir por 5 minutos e coe.

  • Chá verde:

Provavelmente um dos mais conhecidos de todos os chás. O chá verde possui propriedades que beneficiam a pele devido a presença de substâncias agem expulsando bactérias que causam espinhas e reduz a inflamação.

Reduz os efeitos nocivos devido à exposição da pele aos raios UV, como por exemplo, envelhecimento precoce, eritema e vermelhidão, além de auxiliar na redução do risco de câncer de pele. O consumo de chá verde melhora a hidratação, firmeza e elasticidade da pele.

Modo de preparar:

  1. Você pode usar folhas ou saquinhos de chá verde, cerca de uma colher de chá por xícara de água;
  2. Coloque as folhas na peneira ou no coador de chá;
  3. Aqueça a água e antes de ferver despeje a água no coador em uma xícara, depois deixe esfriar por alguns minutos e pronto.

  • Chá de Gengibre:

Uma das plantas mais antigas e tradicionais que se tenha ouvido falar foi o gengibre, possui um sabor picante e pode ser usado de diversas formas. Muito utilizado como um potente desintoxicar o organismo, seus benefícios são incríveis, principalmente para tratar inflamações na garganta, bronquite e asma. Além disso, o chá de gengibre pode ser utilizado para tratar dor no estômago, diarreia e gripe.

Dentre suas principais propriedades, o gengibre possui função termogênica, a qual ativa o metabolismo e contribui para a queima da gordura corporal. O gengibre é dotado de substancias que ajudam na melhora do organismo como:

  • Vitamina B6;
  • Vitamina C;
  • Cobre;
  • Potássio;
  • Magnésio.

Essas três últimas receitas de chá detox são muito importantes para quem pratica exercícios físicos e para a composição dos tecidos corpóreos.

Modo de preparar:

  • 3 colheres (de sopa) de gengibre (ralado);
  • Água – 700ml;
  • Ferva a água por alguns minutos;
  • Desligue o fogo antes que ferva e adicione o gengibre;
  • Tampe a vasilha por 10 min e coe, após adoce com mel ou adoçante e beba.

  • Chá de Hibisco:

Fonte de substância antioxidantes e de Vitamina C, o chá de hibisco também é rico em betacaroteno, um nutriente muito importante para a manutenção da imunidade, proteção da visão, ossos e unhas. Atualmente, o hibisco tem sido utilizado como um componente auxiliar para tratar a obesidade. O chá de hibisco possui efeitos:

  • Diurético (diminuindo a retenção de líquidos);
  • Digestivo;
  • Calmante (minimizando o nível de stress);
  • Usado também como um laxante considerado de grau suave.

Possui outras funções importes que:

  • Ajuda a diminuir cólicas menstruais e o inchaço;
  • Eliminando as toxinas do organismo;
  • Além de ser antioxidante;
  • Auxilia no tratamento para retardar o envelhecimento da pele.

Modo de Preparar:

  • Chá detox hibisco: Separe 200 ml de água, deixe ferver. Logo após, adicione de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá. Deixe em efusão por 5 minutos e está pronto. Beba uma xícara do chá todos os dias;

  • Chá detox de amora e hibisco: O chá de amora, na verdade é feito com suas folhas, pois elas possuem muitas propriedades benéficas. E o chá de hibisco é feito com o cálice do botão da flor;

  • Para fazer a bebida: Coloque para ferver 1 litro de água. Desligue o fogo assim que começar a fervura. Mergulhe então 3 folhas frescas de amora ou 1 colher de sopa de folhas secas de amora. Acrescente a flor do hibisco. Vai potencializar o efeito. Tampe e espere esfriar. Coe e beba.

Esses são apenas alguns tipos de chá detox, existem muitos outros e uma variedade de combinações que vem ao encontro de sua necessidade. O mais importante é torna-lo um aliado saudável e permanente na sua rotina.

EMAGRECER COM CHÁ DETOX

Devido a sua composição, o chá detox pode auxiliar na redução de peso. Alguns elementos utilizados para fazer o chá, são termodinâmicos, ou seja, aceleram o metabolismo e a queima de gordura. Se praticamos alguma atividade física o chá potencializará mais rapidamente a queima de calorias, resultando assim na redução de peso.

A ingestão do chá detox proporciona mais energia e disposição às pessoas, mesmo após um dia de trabalho, auxiliando assim na prática de exercícios físicos e em outras atividades diárias. Por serem diuréticos, atuam na redução da retenção de líquidos e eliminam as toxinas do organismo, o chá detox contribuem para a redução de peso e purificação do organismo.

O chá deverá ser bebido ao longo do dia intercalando com a ingestão de água escolhendo os nutrientes certos para se alimentar como:


  • Café da manhã – são permitidos cereais, iogurte natural acompanhado de frutas. Dê preferência por frutas pouco calóricas e o chá verde pela manhã é o mais indicado;

  • Almoço – vegetais, preferencialmente crus, folhas temperados com limão e sem adição de sal; 01 porção de peixe ou frango, no vapor, grelhado ou assado (evitando qualquer tipo de fritura), também está liberado o arroz integral;

  • Jantar – legumes no vapor ou refogados, temperados com orégano, alho e azeite de oliva e 01 porção de peixe ou frango semelhante ao almoço; preparação de uma sopa detox também é uma opção para variar o cardápio;

  • Lanches – Para os lanches ao longo do dia o indicado são os sucos detox, frutas de baixa caloria, iogurte com aveia, 01 porção até 20gr de oleaginosas (castanha, nozes, macadâmia, avelãs).

O recomendado é variar o máximo possível o cardápio para não enjoar e terminar por desistir da dieta. Onde deve realizar por 20 dias, fazendo uma pausa de 10 dias em que é possível incluir outros alimentos.

É de extrema importância que durante a pausa você evite os excessos em doces, carnes vermelha, sal, frituras, produto industrializados.


  • Chá Detox Morango com Hibisco:
  • Morango desidratado;
  • Mamão papaia desidratado;
  • Estévia;
  • Folhas de Tamarindo;
  • Carqueja;
  • Capim Cidreira;
  • Pitanga (folhas);
  • Chá branco;
  • Hibisco.

Modo de preparo:

  • Misturar a mesma quantidade de cada planta;
  • Misture 2 colheres de sopa do composto em 1 litro de água fervente;
  • Tome 1 xícara de chá 3 vezes por dia, nos intervalos das refeições.

É necessário lembrar que existem uma série de fatores que provocam as alterações de peso. O ideal é consultar um médico, para diagnosticar qual o motivo do aumento de peso ou quais outras alterações estão ocorrendo em seu organismo. Assim você poderá escolher a melhor opção de receita chá detox para ingerir.

O chá detox aliado a algum tipo de atividade de física e a uma alimentação correta, só tende a fazer com que, você não perca apenas peso, mas que você elimine definitivamente os quilinhos indesejáveis e demais toxinas, para que possa desfrutar de uma vida mais vigorosa e saudável.

Agora que você já sabe o procedimento que é necessário para aliar a sua dieta e as atividades físicas com intuito de emagrecer com o chá detox, basta seguir todas as dicas disponíveis nesse artigo e manter o foco, para ter um resultado com sucesso. Boa Sorte !

Avalie este artigo:

Avaliação média: 4.52
Total de Votos: 23

CHÁ DETOX

Deixe seu comentário