DIETA CETOGÊNICA

Com baixa ingestão de carboidratos e maior ingestão de gorduras e proteínas, percebe-se que é a dieta cetogênica é diferenciada, e que tem supostamente proporcionado para muitas pessoas ótimos resultados. Mas é preciso estar disposto e empenhado para que os resultados aconteçam.

O primeiro passo da dieta é a privação de carboidratos, então primeiro estoque de energia mobilizado é o de glicogênio, presente no fígado. O glicogênio nada mais é que um carboidrato complexo que pode ser facilmente quebrado em glicose para ser liberada no sangue.

A diminuição dos níveis de açúcar no sangue sem a reposição pela alimentação leva à liberação do glucagon, o hormônio que promove a quebra do glicogênio. Se todo o glicogênio é consumido, o organismo passa a buscar energia nos lipídeos, tanto provenientes da alimentação, quanto do tecido adiposo.

DIETA CETOGÊNICA

Dieta CetogênicaNo momento em que as gorduras passam a ser utilizadas como principal fonte energética, um balanço calórico favorável (ingerir menos calorias que a demanda diária) leva à queima dos estoques, ou seja, o organismo passa a consumir a gordura presente no tecido adiposo para conseguir energia e o efeito resultante é o desejado pela maioria das pessoas, a perda da gordura , com preservação da massa magra.

Como já citado acima, essa quebra das gorduras leva à formação de corpos cetônicos que serão utilizados pelas células na obtenção de energia, e que caracterizarão o estado cetogênico. Abaixo veja algumas vantagens dessa dieta:

  • A QUEIMA DE GORDURA SE TORNA MAIS FÁCIL

Dieta CetogênicaEm dietas ricas em carboidratos, a fonte energética principal vem justamente dos carboidratos, ao cortá-los da alimentação, todos os carboidratos são quebrados até glicose para serem então utilizados nas mitocôndrias, as organelas celulares responsáveis pela produção de energia com geração de ATP, a molécula que guarda toda a energia convertida.

Essa é a via clássica de obtenção de energia. Um fornecimento abundante de glicose garante a manutenção desse ciclo, poupando a queima de outras fontes como as gorduras e proteínas.

Quando o corpo entra em estado de cetose, todo o sistema de oxidação de gorduras para obtenção de energia se torna ativado para garantir o suprimento energético na escassez de carboidratos, usando como fonte principal as gorduras, ou seja, o organismo se prepara para queimar a gordura de forma eficiente e esse processo se torna mais fácil.

  • POUPA A MASSA MUSCULAR

Dieta CetogênicaA dieta cetogênica reduz o índice de gordura corporal e contribui para a definição muscular Com um fornecimento de proteínas adequado a partir da alimentação, ou seja, pelo menos 1,5g de proteínas por quilo de massa corporal por dia, e com a abundância de corpos cetônicos na corrente sanguínea, o corpo não precisa quebrar as proteínas dos músculos em aminoácidos para produzir glicose, evitando assim, o estado catabólico da massa magra.

Além disso, a quantidade de calorias consumidas também deve ser adequada, pois em dietas extremamente hipocalóricas a capacidade do fígado em metabolizar as gorduras pode não ser suficiente para fornecer a energia que o corpo precisa para todas as atividades diárias, o que, invariavelmente, vai levá-lo a buscar energia de outras fontes, ou seja, a partir da quebra de proteínas. Por isso um plano alimentar adaptado às condições individuais é extremamente importante para um resultado satisfatório.

  • AJUDA A BAIXAR OS NÍVEIS DE INSULINA

Dieta CetogênicaA dieta contribui para baixar os níveis de insulina no sangue, pois ao reduzir o consumo de carboidratos, reduz-se também a absorção de carboidratos que rapidamente se convertem em glicose na forma de gordura no nosso organismo.

A insulina é um hormônio estreitamente relacionado ao metabolismo de carboidratos e induz o acúmulo de glicose na forma de gordura, ou seja, altos níveis de insulina levam a uma maior facilidade em acumular gordura e bloqueiam a sua quebra.

A secreção da insulina é estimulada pela elevação da glicemia com a absorção dos carboidratos dos alimentos. Em uma dieta em que há um baixo consumo de carboidratos, a secreção de insulina ocorre apenas em níveis baixos, isso favorece ainda mais a oxidação da gordura armazenada no tecido adiposo. Os baixos níveis de insulina favorecem a secreção de outras substâncias benéficas à perda de gordura e manutenção de massa magra como o hormônio do crescimento.

  • AJUDA A CONTROLAR O APETITE

Dieta CetogênicaUm aspecto importante do estado cetogênico, é que, além de estimular a quebra de gorduras, ele parece inibir o apetite quando associado a uma alta ingestão de proteínas, enquanto dietas ricas em carboidratos apenas levam ao aumento do apetite por desencadearem grandes variações e picos de insulina.

Isso vai ajudar na manutenção da dieta, que se caracteriza por ser em porções de pequena quantidade, uma vez que as gorduras tem alta densidade calórica. A saciedade então pode ser um obstáculo para quem quer seguir a dieta cetogênica, mas o lado bom é que após conquistar os altos níveis de cetonas se torna mais fácil superar a fome.

QUESTÕES FUNDAMENTAIS

Abaixo você poderá ver algumas questões que são fundamentais sobre a dieta cetogênica:

  • OS PRIMEIROS DIAS SÃO OS MAIS DIFÍCEIS

Dieta CetogênicaComo em toda dieta os primeiros dias causam um maior impacto no organismo e levando muitas pessoas á desistirem já no início. Na dieta cetogênica isso também acontece, podendo ocorrer cansaço, fadiga e até desidratação.

Esses sintomas ocorrem porque o corpo entra num processo de adaptação à nova forma de obtenção energética. Quando os corpos cetônicos passam a ser produzidos, o metabolismo vai voltando ao normal e essa sensação de falta de energia vai sendo substituída por até mais disposição que antes.

  • REDUÇÕES DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Se você se sente inchado devido à retenção de líquidos, uma dieta cetogênica pode auxiliar muito. Nos primeiros dias já se nota uma razoável perda de peso, principalmente devido à eliminação de água que era retida pelo armazenamento de glicogênio.

  • HIDRATAÇÃO

A ingestão de água é sempre importante, mais ainda nos períodos de dieta, para manter a hidratação e ajudar na eliminação de líquidos. Especialmente antes, durante a após a prática de exercícios físicos.

  • ACOMPANHAMENTO MÉDICO

Muitos alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol também podem ser consumidos durante a dieta, sabe-se que não são grandes vilãs como há muito tempo se acreditava, uma alimentação rica em gorduras saturadas pode, em alguns casos, alterar o perfil lipídico do sangue.

  • VITAMINAS E SAIS MINERAIS

Ao suspender os carboidratos que são ricos em vitaminas e sais minerais, pode acarretar numa deficiência nutricional. Assim, uma suplementação com bons polivitamínicos podem ser uma excelente forma de manter o suprimento adequado. O mesmo acontece com as fibras alimentares.

  • PESSOAS DIABÉTICAS NÃO PODEM FAZER ESSA DIETA

Nos diabéticos ocorre a cetosidade muito comum quando a produção e os níveis de cetonas no sangue ultrapassam limites seguros, levando à diminuição do PH sanguíneo e com isso a consequências graves. Porém, em pessoas não diabéticas isso não ocorre.

  • A TÁTICA DA REPOSIÇÃO DE CARBOIDRATOS

Dieta CetogênicaA diminuição do glicogênio muscular pode levar à fadiga e queda de rendimento para quem pratica atividades físicas. Uma estratégia utilizada para contornar esse problema é a adoção de dias de alto consumo de carboidratos intercalados aos dias de mínimo consumo. Nesses dias as gorduras devem ser consumidas em pouca quantidade. Isso vai levar à reposição dos estoques de glicogênio e melhorar a eficiência muscular.

  • ATENÇÃO PARA UMA ARMADILHA PERIGOSA

Dieta CetogênicaA dieta só funciona se você gasta mais do come, aí sim o metabolismo irá obter energia a partir da quebra das gorduras armazenadas. Porém quando esse déficit é muito grande, a velocidade com que o fígado consegue transformar gordura em ácidos graxos livres e corpos cetônicos que serão utilizados como combustível para as células no lugar da glicose, pode se tornar insuficiente para suprir toda demanda de energia que o seu corpo precisa.

Isso pode ser uma armadilha, pois se os aminoácidos passarem a ser convertidos em glicose fornecendo energia, á perda de massa magra, o que não é recomendável em nenhuma dieta. Pois o objetivo é perder gordura e não músculos. Perder peso de forma rápida requer cuidados para evitar que isso aconteça. Perder músculos significa ter um metabolismo mais lento e consequentemente mais dificuldade em perder peso.

  • PLANEJAR-SE É FUNDAMENTAL

Como a dieta cetogênica é uma dieta diferenciada, o planejamento é fundamental. Evite os restaurantes, compre somente o que vai utilizar na dieta, e para o trabalho prepare uma marmita que contenha tudo que você precisa para não sair da linha.

  • EVITE AS TENTAÇÕES

Dieta CetogênicaNão tenha em casa alimentos ricos em açúcar, massas, pães, doces, eles podem ser uma armadilha perigosa para sair da dieta. Evite comprar e estocar esses alimentos, uma vez que caso consuma carboidratos nos dias e quantidades erradas o estado de cetose não irá se instalar e você não terá os benefícios que deseja da dieta.

Toda dieta deve ser seguida de forma rigorosa, mesmo com métodos diferentes dieta é dieta e para obter os resultados esperados é preciso comprometimento.

Confira mais informações sobre a dieta de baixa quantidade de carboidratos no site: wikipedia.org.

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