Formula dos Gigantes

MATCHA

O matcha é um tipo de chá que é extraído da mesma erva da qual é habitualmente extraído o Chá Verde. Essa erva é a Camellia Sinensis, que dá origem a esses populares chás. O matcha é um tipo de chá verde em pó de alta qualidade que é originário do Japão, e é utilizado em sua tradicional Cerimônia do Chá.

O chá matcha é produzido somente a partir das folhas mais jovens dessa planta. Elas ficam protegidas da luz do sol e são escolhidas apenas as folhas mais verdes nesse processo. Por esse motivo, ele tem se tornado muito popular, pois essa forma de seleção e tratamento das folhas, segundo os especialistas, garante uma maior potência nos mesmos benefícios que são encontrados também no Chá Verde, dando também ao matcha benefícios adicionais.

Quais são os benefícios do Matcha?

O principal benefício associado ao Matcha é o auxílio no emagrecimento, não apenas por uma única característica, mas por uma série delas. Algumas delas são:


  • Bebida de baixa caloria: O Matcha pode substituir o Café e outras bebidas que são misturadas com o Café e acabam por ter muitas calorias, enquanto uma porção do chá Matcha possui apenas 3 calorias.

  • Reduz a retenção de líquidos: O Matcha possui um efeito diurético, o que auxilia a perda de excesso de líquido e a redução do inchaço localizado em certas áreas do corpo.

  • Saciedade aumentada: O Matcha possui um agente antioxidante que atua na liberação de um hormônio que é o responsável pela sensação de saciedade que sentimos ao comermos.

  • Melhora no metabolismo: Com um metabolismo mais estimulado, a queima de gordura em nosso corpo ocorre de forma mais rápida.

Matcha

Além desses benefícios para o emagrecimento, o Matcha atua em outras áreas de nosso corpo e da nossa saúde, como por exemplo:


  • É estimulante, por isso melhora o ânimo e pode ser usado para substituir o Café na dieta.

  • É um antioxidante do grupo das catequinas, que ajudam a prevenir o câncer.

  • É rico em fibras, o que reduz os níveis de colesterol ruim, alivia a prisão de ventre e reduz os níveis de açúcares no sangue.

  • É rico em polifenóis, o que auxilia a retardar o envelhecimento ao combater os processos inflamatórios.

Ele também estimula determinados tipos de ondas no cérebro, pois contém grande quantidade de um aminoácido que se chama L-teanina, com uma concentração que é cinco vezes maior do que a encontrada no Chá Verde. Este aminoácido é o responsável por estimular as ondas no cérebro que estão ligadas ao:

  • Alívio do stress;
  • Relaxamento;
  • Concentração;
  • Diminuição da pressão arterial.

O Matcha gera efeitos colaterais?

Como vimos, os benefícios do matcha são muitos e vão muito além de seu conhecido benefício para o emagrecimento, mas fica a pergunta se algo com tantas qualidades pode ter também os seus pontos fracos. No caso do Matcha, a única recomendação nesse sentido é com relação à quantidade ingerida.

Isso porque ele possui grandes concentrações de cafeína, de clorofila, e de antioxidantes. Por isso, recomenda-se um consumo moderado, que seria de até 20g por dia, ou o equivalente a cerca de 5 xícaras do chá.

Se for tomado em excesso, o Matcha pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no estômago;
  • Diarreia;
  • Azia;
  • Irritabilidade.

Se você sofre de insônia, assim como recomenda-se para o café, o consumo dele não deve ser feito próximo às horas do sono, pois pode piorar ainda mais o seu problema para dormir. Também não é recomendado para aqueles que sofrem de doenças gastrointestinais como a úlcera e a gastrite.

Como adquirir e consumir o Matcha?

A maneira mais comum de encontrar o matcha é na forma de pó e deve ser utilizado com água fervente para fazer o chá. Esse produto em pó também possibilita o uso em diversas receitas que tem ele como base, como sorvetes, biscoitos, bolos, iogurtes e doces diversos.

Matcha

O mais indicado é o matcha orgânico, pois isso significa que ele foi produzido naturalmente, sem o uso de aditivos artificiais em todos os processos até chegar à sua casa, além de dispensar o uso de fertilizantes, herbicidas e pesticidas nas plantações. O maior problema nesse caso é o preço, que costuma ser bem maior do que os não-orgânicos.

Outra forma de consumir o matcha é através de cápsulas, que assim como a sua versão em pó, também podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, principalmente através da internet, que é bem fácil de se achar. O produto em cápsulas pode ter a adição de outros ingredientes e por isso é sempre bom conferir o seu rótulo e a sua fórmula, caso você se preocupe com ingredientes específicos.

O uso do matcha em cápsulas tem o benefício óbvio da praticidade, pois você não precisa fazer e tomar um chá e por isso pode ter ele com você em qualquer lugar, mesmo sem que tenha nenhum acesso à uma cozinha.

Devo consumir ou não o Matcha?

Ele não é o tipo de produto que possui riscos consideráveis e os únicos riscos que apresenta, quando consumido em excesso, são problemas pontuais, que não apresentam gravidade e que acabam em algumas horas. Por isso, não há motivos para grandes considerações a respeito do seu uso. São efeitos que podem ser atribuídos da mesma forma ao excesso de Café, por exemplo.

Matcha

Por outro lado, os benefícios são grandes e também são muitos. Para os que buscam um controle do peso ele é um poderoso aliado, além de trazer muitos outros benefícios em áreas diversas da saúde.

Se você já tem o hábito de consumir o Chá Verde ou o Café, o Matcha é uma alternativa que parece ser bem mais saudável e benéfica. Se você não costuma, nem gosta de tomar chá, pode ainda consumir o Matcha na forma de cápsulas e aproveitar todos os efeitos relacionados ao seu consumo na forma de chá.

MATCHA
Avalie o artigo!

Leave a Comment