PROGESTERONA

A progesterona é um hormônio produzido pelo corpo feminino. Após o início da puberdade, os ovários liberam um óvulo por mês. O óvulo desce para o útero através das trompas de falópico para que sejam fecundados pelo esperma no ato sexual.

O processo de produção do óvulo é chamado de ovulação e quando isso acontece, o hipotálamo manda um sinal para a glândula pituitária produzindo assim a progesterona.

» PROGESTERONA

ProgesteronaA função da progesterona no corpo feminino é preparar o endométrio para a fertilização do óvulo, para que o ambiente seja favorável a uma gravidez e inibir contrações musculares intra uterinas para que não ocorra uma aborto espontâneo.

Se o óvulo não for fertilizado a produção da progesterona diminui e a parede uterina começa a descascar expelindo aquele óvulo para fora, num processo conhecido como menstruação.

Assim com a mulher produz testosterona em pequenas quantidades, o corpo masculino também produz progesterona em doses menores que o feminino.

» BENEFÍCIOS DA PROGESTERONA

Para exemplificar os benefícios da progesterona, vamos precisar dividir este artigo em duas seções: benefícios para o corpo feminino e benefícios para o corpo masculino. Como assim? Homens podem usar progesterona? Sim. Vamos explicar em seguida, mas vamos começar pelo uso feminino.

Conheça o AZPLEX!
Conheça agora o suplemento que vai resolver toda a carência de vitaminas e minerais que o seu corpo necessita!Compre agora o seu → AZPLEX!

» BENEFÍCIOS EM MULHERES

ProgesteronaA progesterona é um hormônio importantíssimo para a gestação bem como para manter uma relação equilibrada com o estrogênio. Se a produção da progesterona cair, pode levar a uma condição chamada de estrogênio dominante. Esta condição pode ser responsável por mudanças de humor, agressividade, enxaquecas, TPM, metabolismo lento e insônia.

O estrogênio é o hormônio responsável em preparar o corpo feminino para o sexo e está presente durante todo o período infértil, quando a ovulação acontece e mulher se torna fértil ele vai embora e dá lugar a progesterona que prepara o corpo feminino para a gravidez. Estes dois hormônios precisam estar em equilíbrio para o bom funcionamento do corpo. Daí vem as oscilações de humor.

Abaixo você pode ver os benefícios mais conhecidos da progeterona:

  • Ajuda na retenção de líquido e inchaço;
  • Reduz a TPM;
  • Queima de gordura para produção de energia;
  • Rejuvenesce a pele;
  • Melhora o humor e a motivação;
  • Reduz os riscos de câncer do colo do útero.

Os níveis de estrogênio elevados também estão relacionados a casos de câncer de ovário e o novo mal do século: a endometriose! A administração da progesterona em mulheres tem sido uma grande aliada na manutenção da saúde, pois funciona como um anti inflamatório.

» BENEFÍCIOS EM HOMENS

ProgesteronaOs homens produzem e estradiol, que é um dos hormônios do estrogênio conhecido como causador do câncer de ovário e da próstata. Na medida em que o homem envelhece ele para de produzir progesterona e assim como acontece com o corpo feminino, os níveis de estradiol (estrogênio) ficam em desequilíbrio.

Após os 40, os homens com casos de câncer da próstata na família devem considerar o uso de progesterona. O uso da progesterona (bioidêntica ou natural) não altera a masculinidade nem infringe características femininas ao usuário.

Dentre os benefícios do uso da progesterona são:

  • Eleva os níveis de energia e atua como calmante;
  • Ajuda a combater a calvície;
  • Reduz o risco de câncer de próstata;
  • Diminui a gordura na região abdominal.

A progesterona suplemento pode ser encontrada na forma de creme, comprimidos ou injetável. A injeção de progesterona ajuda a aumentar os níveis de insulina que são necessários para a queima de gordura, mas é desnecessária e dolorosa se comparada ao creme que atua de forma mais eficaz.

» EFEITOS COLATERAIS

A progesterona engorda?! Não, mas pode ocorrer a retenção hídrica que dá o efeito de ganho de peso. Alguns passos podem ajudar na diminuição da retenção de líquidos.

Dentre os mais conhecidos são:

  • Fibras: Comece a ingerir fibras. Frutas com casca, legumes e verduras devem fazer parte da sua dieta. Sucos detox também ajudam a combater o efeito;
  • Sódio: Diminua o consumo de sódio. O sódio é um dos principais vilões na retenção hídrica. Observe a quantidade de sódio presente nos rótulos do produto e comece a evitá-lo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou recentemente que a quantidade máxima de sódio permitida a dia é de 2 gramas;
  • Água: Hidrate-se! Quanto mais água beber, menos seu corpo irá reter;
  • Malhar: Ser adepta de malhação e principalmente exercícios aeróbicos irão ajudar pois ativam a circulação sanguínea diminuindo o inchaço.
PROGESTERONA
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário