PROTEÍNAS

Entrando em qualquer site de fitness e musculação você será rapidamente bombardeado por uma explosão de ofertas e artigos sobre suplementos de proteína. Bodybuilding e proteínas são parceiros de longa data. O que é mais do que natural, pois as proteínas ajudam os músculos a ficarem em forma e se recuperarem bem de uma série de exercícios para a outra.

Chamamos de proteína os nutrientes encontrados em alimentos que o corpo necessita em grandes quantidades. Elas são compostas por pequenos componentes chamados de aminoácidos. Existem milhares de aminoácidos na natureza, mas o nosso corpo necessita de apenas 22 deles.

» PROTEÍNAS

ProteínasA principal função da proteína é criar e proteger os tecidos do corpo. É importantíssima durante períodos de crescimento, como na gravidez e na infância. Os aminoácidos contidos na proteína possuem funções diversas. Eles se dividem entre essenciais e não essenciais, porém os aminoácidos essenciais não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser complementados através de suplementos alimentares, por isso são chamados de essências.

Embora muitos médicos afirmem que a melhor maneira de consumir proteínas seja ingerindo alimentos com alto valor proteico, também é possível conseguir a dose diária necessária através de suplementos. Para saber qual suplemento escolher, é preciso entender o processo de fabricação de cada um deles.

  • Concentrada: Não é proteína pura. Passa por um processo de filtragem;
  • Isolada: É a proteína em sua forma mais completa, possui todos os aminoácidos necessários e não possui carboidratos;
  • Hidrolisada: A proteína passa por um processo onde é quebrada em pedaços menores para uma melhor digestão e rápida absorção.
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→ Das proteínas oferecidas no mercado destacamos as mais usadas logo abaixo:

  • Whey Protein: A preferida das academias. Esta proteína é encontrada no leite de todos os mamíferos. Dentre seus benefícios podemos citar o desenvolvimento dos músculos e a perda de massa gordurosa. Pode ser encontrada em vários sabores. É de fácil absorção. Pode ser contra indicado a pessoas intolerantes a lactose;
  • Caseína: Também proveniente do leite. Muito útil para a aquisição de massa magra. Promove sensação de saciedade, indicada em ciclos e cutting. É contraindicada a pessoas alérgicas ao leite e indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro Autista);
  • Proteína da Soja (soy protein): A soja é um dos raros vegetais que oferecem todos os aminoácidos essenciais. Ela fortalece sistema imunológico e previne a osteoporose. Ela previne problema cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Procure conhecer a procedência da soja usada no seu suplemento, pois com a febre de alimentos geneticamente modificados, a produção da soja foi afetada e alimentos transgênicos fazem muito mal a saúde;
  • Proteína do arroz (rice protein): Grande fonte de vitamina B e fibras. É hipoalergênica, ou seja possui menos probabilidade de causar reações alérgicas. Ela possui uma quantidade menor de aminoácidos;
  • Proteína da Cannabis (hemp protein): Aumenta os níveis de energia, fortalece o sistema imunológico, diminui os níveis de colesterol, dá uma sensação de saciedade, ajuda a emagrecer e acelera o processo de ganho e conservação de músculos. Por causa das leis em alguns países que proíbem a produção de cannabis, a colheita é feita em grandes quantidades, poucas vezes ao ano encarecendo o preço do produto final.

» PROTEÍNAS NÃO ENGORDAM

Entre os principais benefícios das proteínas disponíveis no mercado, podemos ver que elas são indicadas para contribuir para nossa saúde. Pois elas fortalecem o sistema imunológico, ajudam no ganho de massa magra, protegem os tecidos, diminuem os níveis de colesterol, ajudam a controlar o peso e proporcionam aumento de músculos.

Por isso é seguro afirmar que o consumo de proteínas não engorda, o que engorda é uma dieta errada sem a ajuda de um nutricionista.

» EFEITOS COLATERAIS

Apesar de todos os benefícios, existem alguns efeitos colaterais da proteína que podem aparecer com o uso, entre os mais conhecidos são:

  • Perda de cálcio: Ingerindo altos níveis de proteína o corpo produz ácidos e o para rebater essa produção de ácidos os rins produzem mais ácidos tentando contrabalançar, ao mesmo tempo os ossos produzem cálcio que é perdido na urina junto com os ácidos liberados pelo corpo e rins. Este processo em excesso danifica os ossos;
  • Danos renais: Dietas ricas em proteína que aumentam os níveis de cetona no organismo e a necessidade de excretar esses elementos. Pessoas com problemas de rim podem sentir dores e ter a condição piorada. Pessoas normais também podem desenvolver insuficiência renal com o excesso de proteínas no corpo.

Conclusão: Respeite sempre a dosagem sugerida no rótulo. Procure acompanhamento médico. É importante fazer os exames corretos antes de começar a tomar o suplemento.

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