SINTOMAS DE GRAVIDEZ

A gravidez é um importante período da vida de qualquer mulher e/ou casal. Muitos brasileiros aguardam ansiosamente semanas pelos primeiros sinais de que uma criança vem por aí, além daqueles que acabam sendo surpreendidos por um novo elemento na família. Em todos os casos, saber identificar os sintomas de gravidez é muito importante para que o novo integrante se desenvolva com saúde.

Para você entender mais do assunto, listamos os sintomas mais comuns presentes no início de uma gravidez, e ainda, elencamos as principais características dos sinais que estarão presentes na vida de uma mulher em começo de gestação.

Quais os sintomas da gravidez?

Sintomas da GravidezOs primeiros sintomas da gravidez são os indícios que estimulam uma mulher a realizar o teste de gravidez, seja ele de farmácia ou laboratorial. Os primeiros sinais podem surgir antes mesmo do atraso da menstruação, porém, são tão pequenos que apenas mulheres muito atentas ao seu corpo ou que estejam tentando engravidar acabam percebendo. Por isso, na maioria das vezes os sinais passam despercebidos.

É importante ressaltar que os sinais podem diferenciar de uma pessoa para a outra, ou até mesmo na mesma mulher, de uma gestação para outra. Além de que, mesmo se os sintomas de gravidez se repetirem, podem alterar questões como o tempo do surgimento, a frequência, a intensidade e a duração. Mas em geral, os primeiros sintomas começam a ser perceptíveis a partir do décimo segundo dia após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, que equivale a terceira ou quarta semana de gravidez.

Sintomas da Gravidez

O certo é que enquanto mais cedo uma mulher descobrir sua gravidez, melhor será para ela e para seu bebê, pois assim, poderá iniciar o tratamento pré-natal, visando tomar medidas que serão importantes para que o feto se desenvolva com saúde, além de evitar problemas para a mãe e para a criança no período da gestação e no momento do parto.

O que é sangramento vaginal?

Sintomas da GravidezO sangramento vaginal costuma ser o primeiro sinal que indica que uma mulher está grávida, embora não manifeste em todas as gestantes. Esse sintoma ocorre em razão da aderência do óvulo fertilizado na parede do útero da mulher. O óvulo fecundado leva de seis a doze dias para chegar no útero e se implantar na parede. Esse sangramento uterino, que se manifesta como um sangramento vaginal, é discreto e pode ter uma duração de até três dias, causando cólicas abdominais leves.

Como o fato costuma ocorrer próximo a época em que a menstruação é esperada, muitas mulheres podem interpretar como uma fraca menstruação, não reconhecendo como um sintoma de gravidez. Ou ainda, esse corrimento pode ser tão sucinto que só é observado quando a mulher se limpa após urinar.

Sintomas da Gravidez

Ainda é importante destacar que a implantação do embrião no útero não é a única causa de sangramento vaginal na gravidez, por isso, é fundamental procurar seu médico para verificar a razão do corrimento. Se o sangramento for volumoso e/ou acompanhado de fortes dores, vá ao hospital imediatamente.

Atraso menstrual

Sintomas da GravidezO atraso menstrual é o sinal mais clássico e evidente que uma mulher está grávida, principalmente se o ciclo for regular. Como o sangramento vaginal em decorrência da implantação do óvulo na parede do útero nem sempre ocorre ou é percebido, esse acaba sendo o primeiro sintoma de gravidez para muitas mulheres. É também o principal indício que leva as pessoas a realizarem o teste de gravidez.

A menstruação ocorre pois todos os meses o endométrio (revestimento interno do útero) se prepara para receber o óvulo fertilizado. Quando não chega nenhum embrião no local, essa parte acaba sendo descartada, junto com o óvulo não fecundado. Porém, se o zigoto (primeira fase do embrião) chega e se prende ao endométrio, começa a produção de progesterona, que avisa o corpo para manter o revestimento interno do útero intacto, a fim de nutrir o novo elemento. Sendo assim, o endométrio e o óvulo não são eliminados e não ocorre a menstruação.

Aliviar os desconfortos abdominais

Com a chegada do zigoto ao endométrio e o início da gravidez, começam os processos para aumentar o tamanho do útero e de vascularização para nutrir o feto. Devido a isso, as gestantes podem sofrer com desconfortos na parte inferior do abdômen, tendo a sensação de um inchaço na barriga.

Sintomas da Gravidez

Esses sintomas são similares de quando uma mulher está no período pré-menstrual, sendo reconhecido como uma cólica de fraca a média intensidade, por isso, pode confundir a futura mamãe com os sinais da menstruação, principalmente, se acompanhado de um leve sangramento vaginal, comum nesta etapa da gravidez.

Porém, embora as dores abdominais podem estar presentes em qualquer época da gestação, são diferentes de quando ocasionadas nas primeiras semanas de gravidez. Os sintomas de gravidez primeiros dias são desconfortos causados pelo peso e pelas sensações incomuns do desenvolvimento de um novo elemento dentro do corpo da mulher do que precisamente uma cólica.

Dores e alterações nas mamas

Os sintomas de gravidez 1 semana, é mais comum que seus seios fiquem mais inchados, sensíveis e com uma pigmentação mais escura. Esses sintomas aparecem devido aos hormônios progesterona e estrogênio se elevarem, aumentando a circulação de sangue no local. O fenômeno ocorre com a finalidade de preparar a mulher para a amamentação, tornando as glândulas mamárias mais otimizadas para atender as necessidades do bebê após seu nascimento.

Sintomas da Gravidez

Estes sintomas são facilmente percebidos, já que as mulheres podem sentir muito desconforto no simples ato de tocar nos seus seios, vestir uma blusa ou um sutiã. Geralmente, as mamas costumam aumentar de volume após uma ou duas semanas depois que os seios ficam mais sensíveis. As alterações permanecem até o fim da amamentação.

Qual a causa das náuseas e vômitos?

As náuseas e os vômitos são os sintomas mais habituais e característicos de todas as gravidas. Embora possam permanecer durante todo o período da gestação, são sintomas de gravidez típicos do primeiro trimestre, podendo desaparecer no segundo trimestre da gravidez. O mal-estar costuma ser mais frequente no turno da manhã, mas nem sempre o enjoo vem acompanhado de vômitos.

Sintomas da Gravidez

Estes sintomas de gravidez surgem devido ao olfato da mulher estar mais apurado, podendo sentir odores que antes passavam despercebidos ou não incomodavam. Em alguns casos, os sintomas podem ser tão intensos que a gestante não consegue se alimentar direito. Por isso, se necessário, a mulher deve buscar apoio médico.

Avalie este artigo:

Avaliação média: 4.39
Total de Votos: 31

SINTOMAS DE GRAVIDEZ

Deixe seu comentário