Vitaminas de A a Z

Olá, hoje nós vamos falar qual a importância das vitaminas de A a Z para o nosso corpo, o quanto elas são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo e o que pode ocorrer quando os estoques do seu corpo estão com deficiência. Segundo o estudante de nutrição, Jose Neto, nosso corpo necessita sempre de vitaminas através da alimentação, porém muitas vezes é necessário utilizar suplementos como o centrum.

Saibam que existem dois tipos de vitaminas presentes em nosso corpo, que são as:

  • Lipossolúveis, que são as vitaminas: A, D, E e K;
  • Hidrossolúveis, que são as vitaminas: Complexo B e C.

O estudante de nutrição, Jose Neto, ressalta que é de suma importância que você procure um profissional da área para que ele analise com precisão a sua carência que o seu corpo esta sofrendo e indique uma dieta adequada para o seu caso.

Vitaminas de A a Z

Agora que falamos um pouco sobre a importância e quais os tipos de vitaminas que fazem parte desse conjunto, você poderá acompanhar informações mais precisas de cada uma das vitaminas e saber qual o seu papel no nosso corpo! Não deixe de conferir, pois se você se enquadrar em algum dos sintomas é muito importante que você vá tratar o seu problema, antes que acarrete algo mais serio para a sua saúde.

Vitaminas de A a Z

  • Abaixo você poderá conferir algumas das vitaminas de A a Z:

Vitamina A (retinol)

Esta vitamina esta presente em alimentos que são amarelo/alaranjados, folhas verdes e como retinol em comidas de origem animal. Alguns exemplos de alimentos que podemos citar são: Morango, brócolis, gema do ovo, cenoura e muitos outros.

A vitamina a atua de maneira fundamental no crescimento ósseo, desenvolve e faz a manutenção do tecido epitelial, previne o envelhecimento celular e aumenta a imunidade. A falta dessa vitamina, muitas vezes causa cegueira em crianças em alguns países em desenvolvimento.

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Vitamina D (calciferol)

vitamina d está presente em todos os peixes gordurosos, margarina, cereais e outros. Ela é muito importante para o crescimento e fortificação dos ossos, pois ela controla a absorção de cálcio e fósforo, esses que são essenciais para nossos ossos.

Esta vitamina é produzida através da nossa pele utilizando os raios ultravioletas da luz do sol. Muita luz solar pode elevar muito os níveis de cálcio especialmente em crianças, ocasionando a má formação dos ossos, porém isso é muito raro.

Vitamina E (tocoferol)

A vitamina e está presente no óleo de gérmen de trigo, arroz, algodão, nozes e girassol. Ela é um antioxidante fundamental pois atua na prevenção do envelhecimento precoce das células, reduz o risco de cataratas e previne o câncer de pele, porém é raro a deficiência em humanos, isso ocorre somente em bebês prematuros.

Vitamina K

Ela está presente nos vegetais com a folha verde-escura, como o couve flor, repolho, espinafre, eles são as melhores fontes de vitamina k. Esta vitamina também está envolvida na coagulação do sangue, quando o seu corpo não possui muito dessa vitamina, seus ferimentos demoram para cicatrizar e sangramento excessivo.

Vitamina C (ácido ascórbico)

A vitamina c é muito importante para o desenvolvimento do nosso corpo, para nosso crescimento, ajuda no processo de cicatrização, melhora a produção de colágeno, além de ser importante para os ossos, dentes e músculos. Esta vitamina estimula a absorção de ferro no intestino, e pessoas que não consomem vitamina c corretamente, tem grande chances de ter fadiga, má cicatrização e sangramento.

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Vitamina B1 (tiamina)

A vitamina b11 protege nosso sistema nervoso, aumenta o apetite, bom funcionamento dos músculos e do coração. A tiamina promove a produção de carboidratos, álcool e gordura. Quando o seu corpo não tem os estoque suficientes dessa vitamina, pode acarretar uma doença conhecida como beirbéri, que promove problemas cardíacos, dores nas articulações e problemas neurológicos.

Vitamina B2 (riboflavina)

A vitamina b2 ajuda na digestão das proteínas, gorduras e carboidratos do nosso corpo, ainda protege a nossa pele e olhos. A falta dessa importante vitamina pode trazer doenças de pele, má digestão e olhos avermelhados. Ovo, arroz integral, tomate, goiaba, manga e outros alimentos desse tipo, são ricos dessa vitamina.

Vitamina B6 (piridoxina)

Saiba que essa vitamina é fundamental para o processamento de carboidratos e aminoácidos não essenciais para o nosso corpo. Normalmente os suplementos feitos dessa vitamina são utilizados por mulheres para tratar sintomas pré-menstruais, porém nenhum beneficio foi comprovado. A falta da vitamina b6 pode causar problemas como dermatite ao redor de boca, nariz e olhos.

Vitamina B12 (cianocobalamina)

Para um bom funcionamento das células da médula óssea, gastrointestinal e sistema nervoso, essa vitamina é de suma importância e a sua falta pode trazer sérios problemas na produção de glóbulos vermelhos, trazendo doenças com anemia, distúrbios gastrointestinais entre outros.

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